Igreja Local de Witness Lee á luz da BÍBLIA SAGRADA!
IGREJA LOCAL OU HERESIA LOCAL?
WITNESS LEE
O QUE ESTÁ POR TRÁS DA IGREJA LOCAL?
A SUTILEZA DA HERESIA
IGREJA LOCAL DE WITNESS LEE E SUA PRÁTICA DE ORAR-LER E ENTENDER ERRADO A PALAVRA DE DEUS!
Refutação - A Igreja Local de Witness Lee leva o nome de seu fundador. Witness Lee nasceu em 1905 em Chefoo, China, fundou sua primeira igreja em Los Angeles, EUA, em 1962, e faleceu aos 9 de junho de 1997. Mas o que dizer das crenças e práticas acima mencionadas? A Igreja Local não proíbe a leitura da Bíblia, mas incentiva que seus membros pratiquem o “orar-ler”. E por que orar-ler? Porque para eles, quando 2 Coríntios 3:6 diz “porque a letra mata, mas o espírito vivifica”, ler apenas a letra leva à morte. Assim, não incentivam o aprofundar-se no conhecimento da Bíblia através de sua leitura, mas obrigam aqueles que desejam ingressar nesse movimento à prática da leitura em tom de oração. Se fosse apenas um costume deles, seria tolerável, mas seus adeptos afirmam que os cristãos lêem a Bíblia erroneamente, pois por não a orarem lendo, perdem as bênçãos do Espírito. Então, a pergunta é: A que “letra” 2 Coríntios 3:6 se refere? À letra que o versículo 7 menciona: “O ministério da morte gravado com letras em pedras”, ou seja, a Lei de Moisés, da qual Jesus é o fim. - Veja Deuteronômio 4:13; Romanos 10:4. A melhor refutação que temos para A Igreja Local de Lee está na resposta à pergunta: Como o próprio Deus, na Bíblia, recomenda a leitura de sua Palavra? “Leram no livro, na Lei de Deus, claramente, dando explicações, de maneira que entendessem o que se lia.” - Neemias 8:8. “O seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.” - Salmo 1:2. “Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.” - Atos 17:11. “E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais.” - Mateus 6:7. Enquanto Witness Lee afirma “esqueça sobre ler, pesquisar, entender e aprender a Palavra, Neemias 8:8 usa as palavras “ler” (hebraico: qara´, significando ler, proclamar, gritar), “explicações” (hebraico: seqel, significando “discernimento, entendimento” e “entendessem (hebraico: Biyn, significando “compreender”). Também, em Atos 17:11, usa-se o verbo grego “anakríno” para “examinando”, cuja idéia é “analisar cuidadosamente, investigar, verificar e questionar”. Ninguém, nessas passagens, precisou orar-ler como a Igreja Local do Lee apregoa. - Confira os significados dessas palavras no Léxico Hebraico e Grego de Strong. Enquanto Witness Lee afirma “Não há necessidade de exercitar a sua mente para tirar dela algum proveito e não é necessário que reflita sobre o que leu”, o Salmo 1:2 nos aconselha a “meditar” (no hebraico: hagah, significando “proferir sons baixos”). A idéia de meditar de dia e de noite indica os atos de conhecer e pensar, com a finalidade de praticar. Nada a ver com ‘orar-ler’. Por fim, embora os adeptos desse movimento fiquem repitindo palavras de textos bíblicos em tom de oração, como um mantra de religiões orientais (e o fundador do movimento é oriental), Jesus nos aconselha para quando orarmos não usarmos de “vãs repetições”. Se na oração, as vãs repetições são errôneas, também o são na leitura da Bíblia, se ensinarmos que agindo assim agradaremos mais a Deus. Por que a prática de ‘orar-ler’ rebaixa a Palavra de Deus? Porque, primeiro, ela é ensinada como doutrina na Igreja Local de Lee, e isto não se encontra nas Escrituras. Segundo, seus praticantes são levados a crer que nós, cristãos, não lemos a Bíblia corretamente, e alguns chegam a dizer que, por não lermos como eles não têm intimidade com o Espírito Santo de Deus. Em outras palavras, trata-se de uma heresia contra a Palavra de Deus, que jamais exigiu de seus leitores sinceros uma leitura em tom de oração para recebermos o Espírito Santo. Essa heresia nada tem a ver com o método de repetição. usado por alguns preletores, ou pregadores, bem como instrutores, que desejam salientar pontos-chaves de determinados versículos. Esse método é bom, mas nada tem a ver com orar-ler para “liberar o espírito”, conforme sugere Witness Lee. Todavia, quando os adeptos de Lee e desta organização explicar como fazem para “orar-ler”, podemos lhes dar uma resposta evangelística. Observe um exemplo disso: Crença da Igreja Local de Witness Lee - “O orar-ler é fundamental para um cristão poder contatar a vontade de Deus. Veja um exemplo de como fazemos: Pegamos o texto de Efésios 3:17 que diz: “e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor.” Então, em vez de estudarmos o texto, dizemos: “E assim, amém, e assim habite Cristo, aleluia que Cristo tem que habitar em nós, assim habite Cristo em vossos corações, amém Cristo habita em nós, antes Deus estava longe de nós, mas amém que por intermédio de Seu Filho, Ele pode habitar dentro de nós, a obra prima contendo o Criador, que maravilhoso, mas é somente pela fé, tem que crer, aleluia que pela fé, Cristo pode habitar em nós, estando nós arraigados e alicerçados em amor, amém, alicerçados em amor, Deus é amor, eu preciso, eu necessito estar alicerçado e arraigado em Deus, amém.”
Refutação – Nós cremos que orar e ler seja fundamental para criarmos uma intimidade com Deus. Todavia, em momento algum nas Escrituras lemos que a prática do “Orar-Ler” seja ensinada. Poderia mencionar algum versículo que ensine isso? (Espere uma resposta.) Sabe, eu creio muito em Jesus, e sei que Ele mudou a minha vida. Creio que é o nome que está acima de todo nome. (Ler Filipenses 2:9-11) Assim, Cristo habita em meu coração desde que eu o aceitei como meu único e suficiente Salvador. Você já fez isso? (Espere uma resposta positiva.) Se já fez, seria bom considerarmos se na sua vida há alguém, além de Jesus Cristo e da Bíblia, ditando regras e doutrinas para você. Que tal falarmos mais sobre isso? Observação: Os sectários seguem um líder. O líder da Igreja Local, já falecido, é Witness Lee com seus livros. Então, você precisa estudar os ensinos dele, e se preparar para ser usado pelo Espírito Santo de Deus, para remover a influência que o Sr. Lee continua exercendo na vida dessa pessoa. Estude sobre o que é “mantra”. As religiões e seitas orientais trouxeram essa prática para alguns grupos pseudo-cristãos. Raciocine que o Cristianismo não se mistura com práticas não-bíblicas. Mas não deixe de elogiar sinceramente o fato de a pessoa usar o nome de Jesus no seu dia-a-dia. Amamos os membros “Igreja Local” e nada temos contra o caráter deles. Desejamos de todo o coração que se corrijam e se livrem das heresias de seu fundador Witness Lee. - Fernando Galli, 20 de julho de 2010.
I-ENSINOS E PRÁTICAS DA IGREJA LOCAL REFUTADOS
Pequeno resumo histórico:
O grupo religioso conhecido no princípio como “Pequeno Rebanho” e mais tarde como Igreja Local foi fundado na década de 1920, na China, por Ni Shu-tsu, popularmente conhecido pela tradução inglesa de seu nome, Watchman Nee, nascido em 1903 e falecido em 1972.Converteu- se pela missionária metodista sra. Dora Yu.Mais tarde, trabalhando com a missionária independente. Margareth E. Baber teve aos escritos de John Nelson Darby e dos exclusivistas Irmãos Plymouth. Adotou uma posição não denominacional, aproximou-se do grupo liderado por Darby e logo se tornou líder de um pequeno grupo de cristãos evangélicos. De um início modesto em Foochow, o movimento liderado por Nee se espalhou através de China. Fundou congregações dentro do princípio de que só deve existir uma igreja em cada cidade como a básica expressão do Cristianismo unido. Durante a segunda guerra mundial ele ganhou Witness Lee em princípios de 1930, o qual, entre 1939 a 1942, o auxiliou muito no treinamento de obreiros em Shangai. Witness Lee foi preso pelos japoneses em 1943, ocasião que ficou tuberculoso. Recobrando-se da doença, continuou a lecionar em Shangai entre 1946 a 1948. Em 1948 durante um congresso de obreiros do Pequeno Rebanho, foi estabelecido o controle sobre todas as igrejas locais, revelandoLee uma habilidade administrativa queNee não possuía. Com o avanço das tropas comunistas na China e o aprisionamento de Nee, ordenou ele a ida de Witness Lee para Taiwan para continuidade do trabalho. O trabalho de Lee continuou em Taiwan até 1962, quando ele se mudou para os Estados Unidos e estabeleceu-se em Los Angeles. De lá, o movimento conhecido como Igreja Local tem se espalhado para vários países, como Filipinas, Indonésia, Coréia, Malásia, Nova Zelândia, Alemanha e Brasil. No Brasil, os locais de reunião são indicados em literatura própria, assim como a forma de doutrina adotada pelo movimento. Observação: Watchmann Nee foi um obreiro chinês, tendo vários livros traduzidos para o português. Detém alguns ensinos, digamos, merecedores de muita cautela. Já Witness Lee, mesmo tendo aprendido a Palavra com o primeiro, foi além, se separou, e passou a ensinar um evangelho claramente distorcido. Sugere-se que os que conhecem pessoas ligadas ao movimento Igreja Locais, beneficiem-nas com cópias do presente estudo.
II. Análise doutrinária.
(grifos e ênfases acrescentados)
A Igreja Local, embora se arrogue o direito de ser a unidade do corpo de Cristo em cada cidade, não deixa de ser uma divisão do trabalho iniciado por Watchman Nee, desde que, a partir de 1962, o grupo se dividiu. Uma parte encabeçada por Witness Lee passou a chamar-se a “verdadeira Igreja Local”, desde que Lee passou a adotar outros ensinos distintos de Watchman Nee. Embora tal circunstância, a Igreja Local afirma que todas as denominações ou organizações religiosas possuem ensinos sectários como se ele não os tivesse. Eis a posição acusadora da Igreja Local: Suponhamos que cada grupo de cristãos em São Paulo estivesse disposto a renunciar à sua própria base particular: os católicos - romanos abandonariam a base do catolicismo-romano, os presbiterianos abandonariam a base do presbitério, os batistas a base do batismo, etc.- todos os grupos estariam dispostos a abandonar a sua própria base. Qual seria o resultado? Todas as bases sectárias desapareceriam e espontaneamente existiria apenas uma base única e comum, a base da localidade, a base de São Paulo. A Base da Igreja, pág. 3
Intolerância Religiosa
De outros grupos religiosos à parte, aqui nos deteremos apenas a aspectos do corpo de doutrina da Igreja Local. Já vai longe o tempo em que a Igreja Católica, servindo-se do braço do Estado, impunha sua forma de crer e não admitia liberdade de culto. Hoje, a Igreja católica perdeu tal “autoridade” e liberdade e separado do estado, falta-lhe a autoridade para opor-se aos que discordam de seus dogmas, e aceita passivamente toda crítica partida de quase todos os grupos religiosos.
A Igreja Local não se furta ao prazer de aproveitar da liberdade religiosa e
assim ataca desabridamente a Igreja Católica, interpretando a Bíblia,
principalmente o livro de Apocalipse para declarar a Igreja Católica como
apóstata: 1² A “prostituta” aqui se refere à Igreja Católica Romana
apóstata. Uma prostituta não tem marido. Isso indica que Deus jamais admitiu ter tido um relacionamento com a igreja apostata. Apocalipse, pág. 105 8² O “vinho... da sua prostituição” indica a prostituição espiritual da Igreja Católica Romana na qual ela “a todas as nações fez beber” (17:2-6). Enquanto comete prostituição, ela fica furiosa com os santos que não consentem com a sua prostituição. Esse é o “furor da sua prostituição”. Por isso o “vinho da sua prostituição” também é chamado de o “vinho do furor da sua prostituição”. Apocalipse, pág. 94 Valendo-se ainda da liberdade garantida pela Constituição Brasileira, a Igreja Local vai mais além e critica também as demais: Há muitas assim chamadas igrejas estabelecidas em São Paulo (Los Angeles, no original, nota do revisor).Uma, a Igreja Católica Romana, proclama estar edificada sobre Cristo (nem sempre, nota minha) como seu fundamento. Os batistas, os quackes, os metodistas, os episcopais, os luteranos, os nazarenos e muitos outros, proclamam a mesma coisa. Na verdade, não há uma assim chamada igreja cristã que faça isto. Todas proclamam que Cristo é o fundamento delas, mas têm negligenciado totalmente a questão da base. A Base de Igreja, pág. 2 Pois bem, quando outras igrejas discordam dos ensinos e práticas da Igreja Local e resolvem alertar os crentes sobre tal situação, como reage a Igreja Local? Embora se reconhecendo autênticos cristãos e até se julgarem deificados, recorrem aos tribunais civis para fazer calar seus opositores. Ganhando suas causas nos tribunais civis, partem eufóricos para afirmar que são cristãos ortodoxos, pois os tribunais assim já decidiram (!). Já se envolveu a Igreja Local em mais de 24 casos nos Estado Unidos, China, Alemanha e no Brasil, já se movimentou contra o aviso dado para que as editoras que fazem parte da ABEC não vendam os livros publicados por Witness Lee. Será que os membros da Igreja Local se esqueceram de I Co 6.1: ”Ousa algum de vós, tendo uma queixa contra outro, ir a juízo perante os injustos, e não perante os santos?” E, I Co 6.6: “Mas vai um irmão a juízo contra outro irmão, e isto perante incrédulos?”
A Natureza de Deus
A doutrina da Trindade é usualmente declarada nos seguintes termos: “Na
natureza do único e eterno Deus há três pessoas eternamente distintas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Todas as três são o mesmo Deus, embora o Pai não seja nem o Filho e nem o Espírito, o Filho não seja nem o Pai nem o Espírito, e o Espírito não seja o Pai, e nem o Filho”. Todavia a Igreja Local ensina idéias que contrariam isso. A Igreja Local ensina que o Pai, o Filho e o Espírito de Deus são toda a mesma pessoa, bem como o mesmo Deus, e também que cada um deles é um passo ou estágio sucessivo na revelação de Deus aos homens. Escreveu Witness Lee: Assim, as três pessoas da trindade tornam-se os três passos sucessivos no processo da economia de Deus. Sem esses três estágios, a essência de Deus nunca poderia ser dispensada para dentro do homem.
A Economia de Deus, pág. 13
Alguns homens são de pouco propósito; por isso, sua aparência é sempre a mesma. Contudo, um homem cheio de propósito terá várias aparências. Se você pudesse visitá-lo em sua casa logo pela manhã, veria que ele é um pai ou um marido. Depois do café da manhã a uma universidade para ser um professor. À tarde, no hospital, é possível que o veja com um uniforme branco de médico. Em casa é um pai, na universidade é um professor, e no hospital é um médico, Por que ele é esses três tipos de pessoas? Porque ele é um homem que tem grandes propósitos. Não pense que por haver três pessoas na Deidade há três deuses separados (!). Não, eles são absolutamente um. Mateus 28:19 dia que devemos batizar as pessoas em o nome do Pai, do Filho e do Espírito. Há três Pessoas, mas somente um nome. Não é nos nomes do Pai, do Filho e do Espírito, mas em o nome. O pai em casa, o professor na universidade e o médico no hospital são também três pessoas com um só nome. A Expressão Prática da Igreja, pág. 8. O Pai está ilustrado pela melancia inteira; o Filho pelas fatias e, finalmente, o Espírito, pelo suco. Agora você vê este ponto: o Pai não é apenas o Pai, mas é também o Filho. E o Filho não é apenas o Filho, mas é também o Espírito. Em outras palavras, esta melancia é também fatias para se comer e o suco dentro de vós. A melancia desaparece depois que é suco dentro de vós. A melancia desaparece depois que é comida! Originalmente, a melancia estava sobre a mesa, mas depois de comê-la, a melancia está dentro de toda a família. A Economia de Deus, pág. 53 Alguns teólogos tradicionais nos dizem que as três pessoas na Trindade Divina: o Pai, o Filho e o Espírito, não devem ser confundidos e devem ser mantidos claramente separados o tempo todo. Mas a Bíblia ensina (!) que Jesus, o Filho de Deus, tornou-se o Espírito. A economia Divina, pág. 71 Se você crê na autoridade das Escrituras, tem que aceitar o fato que, uma vez que o menino é o Deus Forte, e, uma vez que o Filho é chamado o Pai, isso significa que o Filho é o Pai. Se o menino não é o Deus Forte, como poderia ser chamado de o Deus Forte? E, se o Filho não fosse o Pai, como poderia ser chamado o Pai? Então, quantos Deuses nós temos? Temos somente um Deus (!), porque o menino Jesus é o Deus Forte, e o Filho é o Pai da Eternidade. A Economia de Deus, pág. 52 Quando o filho veio, não veio sozinho, não deixou o Pai nos céus. No dia em que Jesus estava na casa de Simão, o leproso, e Maria derramou o óleo precioso sobre Ele (Mt 26:6-7), ele era o filho com o Pai. Deus estava corporificado em Jesus
porque Este era o Filho como Pai. Se fosse simplesmente o filho e tivesse
deixado o Pai nos céus quando veio, não seria a corporificação do Pai. Mas o Filho estava lá com o Pai como a corporificação do Pai, como a
corporificação de Deus.
Ele
É
O
Filho
Ele
É
O
Pai, ele
É
O
Espírito Santo
ELE
É
Deus.
A Economia Divina, pág. 41
João 1:1 nos diz que a Palavra tornou-Se carne. Deus tornou-Se carne, isto é, um homem, e esse Homem são a corporificação de Deus. Ele já não é mais misterioso; agora está corporificado porque se tornou um homem. Temos de perguntar se esse homem-Deus é o Filho ou o Pai. Temos de dizer que ele é o Filho com o Pai. Quando Deus Filho tornou-Se carne, Ele tornou-Se carne com Deus Pai! Deus Filho, com Deus Pai, tornaram-Se carne. Provavelmente nos disseram no passado que quando o Filho veio nascer como um homem, ele deixou o Pai no trono no céu, mas a Bíblia nos diz que quando o Filho veio, ele veio com o Pai. A Economia Divina, pág. 41.
REFUTAÇÃO
1. JESUS NÃO É O PAI
1.1João 10:30
a. Jesus não disse “Eu sou o Pai” e também não disse: “Eu e o Pai somos uma só Pessoa”.
b. A primeira pessoa do plural -somos- implica “nós”, logo duas pessoas.
1.2 João 5:43
a.Interpretação unicista:Jesus em nome de seu Pai significa que Ele era o Pai
porque levava ele o nome de seu Pai.
b. Jesus disse: “Eu estou no Pai” não “Eu sou o Pai”
c.A declaração “O Pai está em Mim” não significa que Jesus é o Pai. Compare Jo 14.20, 17.21 a 23.
1.3 Colossenses 2:9
a. argumentos unicistas: A Deidade, que é o inteiro ser de Deus está em Jesus.
b.Interpretação trinitarista:“Deidade” significa divindade, o estado de ser Deus, a natureza de Deus;assim Jesus é plenamente Deus,mas não a única Pessoa que é Deus - Jo 10:38; 14:10-11; 17:21. Assim como o Pai veio com o filho quando o Filho veio de e com o Pai, assim o Espírito vem com o Pai e com o filho. Não é possível separar o Pai, o filho e o Espírito, porque Eles são um. O Espírito é a percepção do filho e o filho é a corporificação do Pai. Ter qualquer uma das pessoas do Deus Triúno é ter todas as três. Elas inseparáveis. Como Receber o Deus Triúno Processado, pág. 9 Hoje nosso Deus não é um Deus “cru”, mas um Deus processado (!). Hoje Ele é o Espírito que dá vida todo- inclusivo. Como receber o Deus triúno processado, pág.8. Alguns vêem problema na palavra processado e argumentado que é impossível que Deus seja processado porque Ele é eterno e imutável, contudo Ele passou um processo (!). Como Receber o Deus Triúno Processado, pág. 7 Temos que admitir o fato de o Senhor Jesus, como o último Adão, tornar-Se o Espírito Santo é bíblico e até lógico, contudo, ainda sentimos que não podemos compreender plenamente essa questão. A Economia Divina, pág. 71.
2. JESUS NÃO É O ESPÍRITO SANTO
2.1 O Espírito Santo é “outro Consolador”,Jo 14:16, compare 1 Jo 2:1.
2.2 Jesus enviou o Espírito Santo ,Jo 15:26; 16:7.
2.3 O Espírito Santo exibe humildade, Jo 16:13, e busca glorificar a Jesus, Jo
16:14.
2.4 O Filho e o Espírito Santo são distintos como duas pessoas em Mateus 28:19.
2.5 O Espírito Santo desceu sobre Jesus, Lc 3.22.
2.6 Textos comumente usados pela Igreja Local para “provar” que Jesus é o
Espírito Santo:
a. 2 Co 3:17,o Espírito Santo é aqui chamado Senhor no sentido de ser Deus,não
Jesus.
b. Rm 8:27-34, o fato de que duas pessoas intercedem por nós é consistente com o fato de que temos dois advogados, compare Jô 14:16, 1 Jo 2:1.
c. Jo 14:18, Jesus aqui se refere à Sua aparição aos discípulos após a Sua
ressurreição ( compara 14:19 )e não à vinda do Espírito Santo.
3. PAI E FILHO SÃO DUAS PESSOAS DISTINTAS
3.1 Nas saudações: Rm 1:7; 1 Co 1:3; 2 Co 1:2; Gl 1:3; Ef 1:2; Ef 6:23;
Fp 1:2;1 Ts 1:1; 2 Pe 1:2; 2 Jo 3.
3.2Duas Testemunhas: Jo 5.31,32; 8:16,18; compare com Nu 35:20; Dt 17:6;
19:15.
3.3 O Pai envia o Filho: Jo 3:17;Gl 4:4; 1 Jo 4:10;compare com Jo 1:6;
17:18; 20:21.
3.4 O Pai e o Filho amam-se mutuamente: Jo 3:35;14:31.
4. O PAI NÃO É O ESPÍRITO SANTO
4.1 O Pai envia o Espírito Santo: Jo 14:15,26;15:26.
4.2 O Espírito Santo intercede junto ao Pai por nós: Rm 8:26,27.
4.3 O Pai e o Espírito Santo são distintos como duas pessoas além de Jesus em Mateus 28:19.
4.4 Argumentos geralmente usados pela Igreja Local para provar que o Pai é o
Espírito Santo:
a. Mt 1:18;Lc 1:35,são usadas para afirmar que o Espírito Santo é o Pai de
Jesus encarnado como Filho de Deus.Este argumento ignora o fato de que a
“conceição” não é produto de relação sexual como entre homem e mulher.
b. O Pai e o Espírito Santo na visão da Igreja Local, sendo uma só pessoa, estão envolvidos em várias atividades:
b. 1 a ressurreição de Jesus, Gl 1:1; Rm 8:11.
b. 2 confortando os cristãos,2 Co 1:3,4; Jo 14:26;
b. 3 santificando os cristãos,Jd 1; 1 Pe 1:2.
Tais passagens na verdade demonstram que as duas Pessoas operam juntas e operam juntas. Não provam que é uma só pessoa.
5.TRINADADE
A BÍBLIA ENSINA A TRINDADE
5.1 Todos os pormenores da Doutrina da Trindade são ensinados na Escritura:
a. Um Deus,Dt 6:4 ( unidade composta Gn 2:24 –Achid ).
b. O Pai é Deus,Ef 1:2.
c. .O Filho é Deus,Jo 1:1; 20:28; Tt 2:13;1 Jo 5:20.
d. O Espírito Santo é Deus,At 5:3,4.
e. O Pai, o Filho e o Espírito Santo são três Pessoas, Mt 28:19; Gn 1:26; 3:22;
Is 6:8.
5.2 A Bíblia não proíbe o uso de palavras extra bíblicas para definir uma verdade bíblica: milênio, teocracia, Bíblia.
5.3 A Bíblia ensina que “A fé” ( que inclui a natureza dos meios de fé )foi
“uma vez entregue aos santos” – Jd 3. Portanto, qualquer movimento religioso que declare ter restaurado a verdadeira doutrina de Deus através de uma revelação especial, trilha o caminho da heresia. Exemplos históricos anteriores:
5.2.1 Joseph Smith Jr., em 1844 “revelou” que Deus é uma pluralidade de deuses.
5.2.2 As TJ, afirmam que a partir de 1800 Deus as tem escolhido para “restaurar” a verdadeira adoração através da pronúncia de um dos nomes de Deus – Jeová (tetragrama JHVH ). 5.2.3Em 1913-1914, os unicistas pentecostais anunciaram uma “revelação” esclarecendo Mt 28:19 ,para ensinar que Jesus é o Pai, o Filho e o Espírito Santo. 5.2.4Em 1844, os Adventistas passaram a ensinar uma “nova revelação”, que Jesus possuía uma natureza pecaminosa ao se tornar homem. 5.2.5Na atualidade, Witness Lee com sua “revelação” sobre a queda do homem, cujo corpo foi invadido por Satanás, e Deus resolvendo “expandir-se” através da Igreja, tornando-se “mutável” toda vez que pessoas se tornam membros da Igreja Local.
“Somos então o Aumento, a expansão,da manifestação de Deus na carne”, segundo Lee.
c. Deus transforma-se na Igreja. Como conseqüências desses erros, podemos esperar mais erros ainda. Logo em seguida, encontramos o ensino de Lee, de que Deus transforma-se na Igreja, ou vice-versa.Para a maioria dos crentes, tal ensino é tão incrível que nós nos
inclinamos para refutar a idéia que alguém poderia ensinar com seriedade uma noção como essa. No entanto, isso tem sido ensinado e rejeitado, por vezes sem conta, ao longo da história do Cristianismo. Algumas vezes, essa idéia tem sido chamada de “extensão da encarnação”. O fato de Witness Lee ensinar tal coisa é claramente percebido em muitos de seus escritos: No Jardim do Éden, havia duas árvores: a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal (Gn 2:9). O mal sempre anda junto com o bem; o ódio, junto com o amor; o orgulho, junto com a humildade. Isso não é o que Deus quer. Deu quer vida. Ele não quer que você seja um homem bom, mas que você seja um homem-Deus. Você pode ser “um homem” bom, mas jamais poderá ser uma expressão de Deus se for meramente isso. Deus fez o homem à Sua própria imagem com o objetivo de que O expresse. Ao nos tornarmos um homem-Deus, que é cheio Dele, nós O expressamos Um.
Podemos perceber os seguintes passos nos ensinos de Lee:
Quando Cristo estava na cruz, Ele era um homem a “semelhança” da serpente. A serpente é Satanás, o diabo, o inimigo de Deus, mas cristo se encarnou como homem, tendo até a semelhança da carne pecaminosa, que é a semelhança de Satanás (!). O homem foi feito puro, mas um dia Satanás entrou no homem para possuí-lo. Satanás estava contente, pensando que fora bem sucedido ao tomas posse do homem. Deus, então, revestiu-Se do homem, que tinha Satanás dentro de si (!). O Homem e as Duas Árvores, pág.11
REFUTAÇÃO
É bem clara a linha de pensamento aqui exposta. A princípio, Deus tencionou criar o homem com o propósito de manifestar a Si mesmo. Mas Satanás tentou ao homem, de maneira tal que o homem tomou da árvore do conhecimento do bem e do mal. Ao assim fazer, o homem absorveu Satanás. Enquanto Satanás continuar no homem, este não poderá manifestar Deus. Em vista disso, Deus resolveu apossar-se do homem, o que conseguiu fazer primeiramente através da encarnação, em Cristo (posteriormente, Deus ampliou a encarnação, fazendo incluir nela todos os crentes). Então, Deus conduziu Cristo à Cruz, a fim de que morressem tanto o homem quanto Satanás. Finalmente, Deus ressuscitou ao homem e a Cristo (que é o próprio Pai) dentre os mortos, a fim de que, finalmente, o homem pudesse expressar plenamente a Deus. Examinemos como todas essas idéias se ajustam ou não ao que a Bíblia diz:
a. O ensino de Witness Lee alicerça-se no fato que ele identifica o pecado com
Satanás. É difícil percebermos se ele imagina a personificação do pecado, ao
transformá-lo em Satanás, ou se pretende despersonificar a Satanás, reduzindo-o como se ele fosse o pecado.Sem importar qual seja o caso, a verdade é que nenhuma dessas posições concorda com a Bíblia.As Escrituras exibem claramente a distinção entre o pecado e Satanás. O pecado é ali desvendado como a atitude que resulta em atos de desobediênciae deslealdade para com Deus e a Sua Palavra ( ver Rm 3:20;4:15;7:7,25,especialmente os vs. 15 e 16 ). Apesar do que, ocasionalmente, o pecado é personificado nas páginas da Bíblia, como se fosse alguém dotado de vontade própria podemos perceber que isso tão-somente reflete uma linguagem figurada.Por outra parte, Satanás é apresentado como um ser pessoal e particular, como um anjo caído ( ver 2 Co 11:14,15;1 Co 5:5; Tg 4:7; 1 Pe 5:8 ). Por conseguinte, é incorreto confundi-se o pecado com Satanás.
b. Não obstante, esse erro leva a um erro ainda pior.Visto que o homem tornou-se pecador, ao ingerir a fruta proibida,Lee concluiu daí, que o homem absorveu Satanás em si mesmo. Literalmente falando, a carne do homem tornou-se habitação e a materialização de satanás. Assim sendo, o homem tornou-se a manifestação de Satanás. Uma vez mais, porém, todas essas noções são contraditórias às Escrituras.Representam uma interpretação distorcida do uso que Paulo fez do vocábulo “carne” ;pois se Paulo usava de uma linguagem metafórica, para indicar a pecaminosa do homem, Witness Lee já a transforma no pecado propriamente dito. Porém, jamais Paulo declarou tal coisa acerca de nosso corpo físico. Antes, considerava-o moralmente neutro; e, por haver sido criado, por Deus, considerava-o essencialmente bom. Somente Paulo via a carne como sujeita à servidão pecado (ver Rm 7:17,18, 24), e, por conseguinte, sujeita a corrupção e a morte(ver Rm 8:18,23).A isso foi o que Paulo chamou de “corpo natural” (1 Co 15:44).Entretanto, por ocasião da ressurreição dos salvos, nosso corpo será um “corpo espiritual” ,revestido da imortalidade (ver Lc 24:39; Jo 2:19,21: 1 Co 15:44,45;Rm 8:11). A carne não é má, e nem é manifestação do pecado.
3. Esse erro de interpretação que concebe a carne como inerentemente má, resulta em outro erro, ainda mais grave: Lee acredita que Satanás corrompeu a todos os homens, ao constituir uma unidade com eles, ao encarnar-se neles. Seguir-se-ia daí que Deus só poderia salvar os homens tornando-se uma unidade com eles. E isso foi expresso por Lee através destas palavras: Satanás estava contente, gabando-se de que ele tinha sido bem sucedido em tomar posse do homem. Mas Deus, que ainda estava fora do homem, parecia dizer: “Eu também me encarnarei. Se Satanás se injetou no homem, eu então entrarei no homem e Me revestirei dele” O Homem e as Duas Árvores, pág.9
REFUTAÇÃO
a.E daí, segue-se, logicamente, que Satanás encarnou-se em todos os seres humanos, assim como Deus se encarnará em todos quantos se tornarem crentes.Daí decorre o ensinamento de que a Igreja é Deus manifesto em carne;
b.Satanás ter-se-ia encarnado no homem, por ocasião da queda no pecado.A carne de todos os homens, pois, é a encarnação de Satanás. A única maneira de o homem ser remido consistiria em Deus encarnar-se nele, substituindo o diabo, então primeiro Deus encarnou em Cristo, e através do Espírito Santo Ele agora se encarna na Igreja, o Corpo de Cristo.A segunda delas é a que afiança que Deus criou o homem com o propósito de expressar a Si mesmo. Mas então o homem caiu. O Pai tornou-se o Filho, para que fosse o primeiro homem no qual Deus se encarnaria. Cristo morreu, deixando Satanás no sepulcro; e então ressuscitou, assumindo a forma de espírito Santo. Agora, o Espírito vem apossar-se dos crentes, fazendo deles a continuação da encarnação – de tal maneira – que a Igreja é Deus manifesto na carne.
c.Ora, todas essas idéias contradizem a Palavra de Deus, porquanto requerem que Deus sofra diversas mutações, entrando assim em conflito com a doutrina bíblica da natureza imutável de Deus. Além disso, tal idéia furta Cristo de sua natureza sem-par, o que contraria João. 3:16. Igualmente, essa noção confunde o pecado com Satanás, assumindo um ponto de vista anti-biblico, acerca do corpo físico, taxando-o de mau. Essa idéia confunde os homens salvos com Deus, entrando em contradição com trechos como Isaías 43:10: Malaquias 3:6 e Números 23:19, além de aceitar o erro que Satanás propôs a Eva, em Gênesis 3:5.
4. Mas, Witness Lee afirma que não fiquemos muito contentes com o fato de Deus habitar em nós: Nós devemos regozijar-nos, mas não demais. Por quê? Porque nós precisamos carregar diariamente a cruz. Toda vez que a nossa carne está longe da cruz, descobriremos que Satanás está vivo novamente. Devemos dizer “Aleluia”, porque o Senhor Jesus está no nosso espírito; mas também precisamos estar abertos, porque ainda estamos na carne. Quando a carne sair da cruz, o diabo estará vivo outra vez. É por isso que precisamos viver no espírito todo o tempo e aplicar a cruz à carne. O Homem e as Duas Árvores, pág. 13 E o que aconselha Lee para evitar que “a carne saia da cruz”, de modo que Satanás esteja vivo de novo em nosso corpo? Ó SENHOR, AMÉM, ALELUIA Amamos dizer quatro palavras: “Ó Senhor, Amém, Aleluia!”. Nos versículos de Apocalipse, vimos “Amém” e “Aleluia”. Onde então podemos encontrar “Ó Senhor”? Isso está em Salmos. Em muitas páginas de Salmos, é muito fácil achar “Ó Senhor”. Portanto, essas quatro palavras não são algo que inventamos, e sim algo que descobrimos na Palavra. A Expressão Prática da Igreja, pág. 157
III- NÃO SOMENTE CANTAR, MAS TAMBÉM FALAR
Você já viu alguma igreja praticando isso? Você poderá dizer que já viu um bom número de igrejas cantando “Amém, Aleluia”. Isso, contudo, é cantar, não dizer. A Expressão Prática da Igreja, pág. 156
REFUTAÇÃO
a. Não será isso uma versão de um “mantra cristão”?Sabemos que mantra é o uso repetitivo de certas palavras ou frases com entonação característica e que,
segundo crêem os supersticiosos que disto se servem,libera determinado poder.
b. A prática do mantra é encontrada freqüentemente entre os budistas e os hindus,para entrar em estado de consciência alterada, inclusive para desfrutar um êxtase. Um mantra muito conhecido é usado pelos adeptos do Movimento Hare Krishna.
Liberação do espírito
A Igreja Local usa uma terminologia especial denominada “liberar o espírito”
que, em certo sentido, seria o estado de êxtase: O que quer que façamos para funcionar na igreja tem de ser algo que procede do Espírito. Tem de ser uma liberação do espírito. Se orarmos nas reuniões, precisamos fazê-lo com a liberação do espírito. Se compartilharmos um testemunho, precisamos fazê-lo na liberação do espírito. Isso tem de ser feito não apenas no espírito, mas com a liberação do espírito. Até mesmo quando vamos visitar uma pessoa para comunhão, precisamos fazê-lo com a liberação do espírito. Precisa haver a
liberação do espírito porque o Espírito é que dá vida.
A Expressão Prática da Igreja, pág. 157
REFUTAÇÃO
É fácil entendermos que o Espírito Santo não precisa de “ajudas” para manifestar-se no meio do povo de Deus e que Ele é soberano para manifestar-se quando assim o desejar quando e onde quiser, sem tais “ajudas” partidas de ensinos de homens, sem apoio bíblico (Mt 6:6,7; 15:9).
CONCLUSÃO
Nossa inevitável conclusão é que diversos ensinamentos de Witness Lee e da
Igreja Local são heréticos e perigosos. Exortamos os crentes em geral a orar em favor dos membros da Igreja Local, procurando ajudá-los a perceberem os erros clamorosos de Witness Lee, e a voltarem à verdade conforme ela se encontra em Jesus Cristo e na Palavra do Senhor, a qual é lâmpada que ilumina nosso caminho. Todos deveriam dar ouvidos à advertência da palavra de Deus quanto a essas questões (ver At 20:30,31). Certo número dos ensinamentos fundamentais da Igreja Local é falso. Sabemos que a natureza carnal do homem, de parceria com Satanás, dá origem à falsificação (ver Jo 8:44). Tais ensinos são trevas (ver Ef 6:12) , e o crente não pode caminhar nas trevas (ver 1 Jo 1:5,7). Andemos, pois na luz, como o Senhor na luz está. “MAS, SE ANDARMOS NA LUZ, COMO ELE NA LUZ ESTÁ, TEMOS COMUNHÃO UNS COM OS OUTROS, E O SANGUE DE JESUS SEU FILHO NOS PURIFICA DE TODO PECADO.”(1 Jo 1.7)
Pr. Jarbas Caldas Diniz
NOS ABENÇOE POR TER LHE
ABENÇOADO COM CONHECIMENTO
DE DEUS?
AMIGOS E IRMÃOS QUE QUISEREM
NOS AJUDAR!?
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
AGÊNCIA: 3587
CONTA: 013 00015368-3
JARBAS CALDAS DINIZ
COMPARTILHE E EVANGELIZE VIDAS!
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