Você um desigrejado? Será?

Como se é "desigrejado"? 
Se somos já uma igreja, o TEMPLO, a morada do ESPÍRITO SANTO?

Introdução.

Em quase todos os séculos existiram religiões, sejam estas de mistério, sejam estas em buscar o verdadeiro DEUS, a Bíblia relata esse costume do homem buscar reunir-se em sinagogas, e templos, ou seja, na Bíblia Sagrada até o próprio JESUS CRISTO participou e esteve em lugares religiosos como sinagogas e templos!

I- Textos bíblicos para análise!

"Jesus viajou para Nazaré, onde havia sido criado e conforme seu costume, num dia de sábado, entrou na sinagoga. E posicionou-se em pé para fazer a leitura."

(Lucas 4:16)

"Declarou-lhe Jesus: “Eu tenho falado francamente ao mundo; ensinei frequentemente nas sinagogas e no templo, onde todos os judeus se reúnem, e nada disse em segredo."

(João 18:20)

"Essas palavras Jesus proclamou no lugar do gazofilácio, enquanto ainda ensinava no templo; e ninguém o prendeu, pois ainda não era chegada a sua hora. Jesus anuncia a sua partida."

(João 8:20)

"E Jesus foi sentar-se em frente ao local onde eram depositadas as contribuições financeiras e observava a multidão colocando o dinheiro nas caixas de coleta de ofertas. Muitos ricos lançavam ali grandes quantias. …"

(Marcos 12:41,43)

Então, pegaram pedras para apedrejá-lo, mas Jesus esquivou-se e, passando por entre eles, saiu do templo.

(João 8:59)

"O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor dos céus e da terra e não habita em santuários feitos por mãos humanas

(Atos dos Apóstolos 17:24)

no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor.

(Efésios 2:21)

Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?

(1 Coríntios 3:16)

com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado,

(Efésios 4:12)

Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito.

(1 Coríntios 12:13)

Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia.

(Hebreus 10:25)

E eu digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la.

(Mateus 16:18)

Se ele se recusar a ouvi-los, conte à igreja; e, se ele se recusar a ouvir também a igreja, trate-o como pagão ou publicano

(Mateus 18:17)

E grande temor apoderou-se de toda a igreja e de todos os que ouviram falar desses acontecimentos

(Atos dos Apóstolos 5:11)

E Saulo estava ali, consentindo na morte de Estêvão.

Naquela ocasião desencadeou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém. Todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judeia e de Samaria.

(Atos dos Apóstolos 8:1)

Saulo, por sua vez, devastava a igreja. Indo de casa em casa, arrastava homens e mulheres e os lançava na prisão.

(Atos dos Apóstolos 8:3)

A igreja passava por um período de paz em toda a Judeia, Galileia e Samaria. Ela se edificava e, encorajada pelo Espírito Santo, crescia em número, vivendo no temor do Senhor.

(Atos dos Apóstolos 9:31)

Notícias desse fato chegaram aos ouvidos da igreja em Jerusalém, e eles enviaram Barnabé a Antioquia.

(Atos dos Apóstolos 11:22)

e, quando o encontrou, levou-o para Antioquia. Assim, durante um ano inteiro Barnabé e Saulo se reuniram com a igreja e ensinaram a muitos. Em Antioquia, os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos.

(Atos dos Apóstolos 11:26)

Nessa ocasião, o rei Herodes prendeu alguns que pertenciam à igreja, com a intenção de maltratá-los, 

(Atos dos Apóstolos 12:1)

Pedro, então, ficou detido na prisão, mas a igreja orava intensamente a Deus por ele. 

(Atos dos Apóstolos 12:5)

Na igreja de Antioquia havia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo.

(Atos dos Apóstolos 13:1)

Paulo e Barnabé designaram-lhes presbíteros em cada igreja; tendo orado e jejuado, eles os encomendaram ao Senhor, em quem haviam confiado.

(Atos dos Apóstolos 14:23)

Chegando ali, reuniram a igreja e relataram tudo o que Deus tinha feito por meio deles e como abrira a porta da fé aos gentios.

(Atos dos Apóstolos 14:27)

A igreja os enviou e, ao passarem pela Fenícia e por Samaria, contaram como os gentios tinham se convertido; essas notícias alegravam muito a todos os irmãos.

(Atos dos Apóstolos 15:3)

Chegando a Jerusalém, foram bem recebidos pela igreja, pelos apóstolos e pelos presbíteros, a quem relataram tudo o que Deus tinha feito por meio deles.

(Atos dos Apóstolos 15:4)

Então os apóstolos e os presbíteros, com toda a igreja, decidiram escolher alguns dentre eles e enviá-los a Antioquia com Paulo e Barnabé. Escolheram Judas, chamado Barsabás, e Silas, dois líderes entre os irmãos.

(Atos dos Apóstolos 15:22)

Uma vez despedidos, os homens desceram para Antioquia, onde reuniram a igreja e entregaram a carta.

(Atos dos Apóstolos 15:30)

Ao chegar a Cesareia, subiu até a igreja para saudá-la e depois desceu para Antioquia.

Atos dos Apóstolos 18:22

De Mileto, Paulo mandou chamar os presbíteros da igreja de Éfeso.

(Atos dos Apóstolos 20:17)

Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os designou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue.

(Atos dos Apóstolos 20:28)

Recomendo a vocês nossa irmã Febe, serva da igreja em Cencreia.

(Romanos 16:1)

Saúdem também a igreja que se reúne na casa deles.

Saúdem meu amado irmão Epêneto, que foi o primeiro convertido a Cristo na província da Ásia.

(Romanos 16:5)

Gaio, cuja hospitalidade eu e toda a igreja desfrutamos, envia-lhes saudações. Erasto, administrador da cidade, e nosso irmão Quarto enviam saudações.

(Romanos 16:23)

à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus e chamados para serem santos, com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: 

(1 Coríntios 1:2)

Pois como haveria eu de julgar os de fora da igreja? Não devem vocês julgar os que estão dentro?

(1 Coríntios 5:12)

Portanto, se vocês têm questões relativas às coisas desta vida, designem para juízes os que são da igreja, mesmo que sejam os menos importantes. 

(1 Coríntios 6:4)

Não se tornem motivo de tropeço, nem para judeus, nem para gregos, nem para a igreja de Deus.

(1 Coríntios 10:32)

Em primeiro lugar, ouço que, quando vocês se reúnem como igreja, há divisões entre vocês, e até certo ponto eu o creio.

(1 Coríntios 11:18)

Será que vocês não têm casa onde comer e beber? Ou desprezam a igreja de Deus e humilham os que nada têm? Que direi? Eu os elogiarei por isso? Certamente que não!

(1 Coríntios 11:22

Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que têm dons de curar, os que têm dom de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os que falam diversas línguas. 

(1 Coríntios 12:28)

II- Esse movimento pecaminoso não faz muito tempo!

Não tem muito tempo que vem espalhando-se o conceito de "DESIGREJADOS", ou seja, ao que parece, este conceito trata-se de pessoas que por algum motivo estão abandonando o ambiente geográfico de templos, denominações, entidades religiosas, a questão é o porquê disto, deste abandono? 

Pelo que suponho, a canseira denominacional, onde muitos já não aguentam mais viver em ambientes hipócritas, onde há corrupção nestes ambientes que se fala verdades e não se vive verdades em amor, existe sim no meio denominacional muito desamor, mais existe quem pense que isto não tem valor, e acredite, quanto mais ás pessoas trilhem o caminho denominacional sem ver a verdade em amor ao que se espera pior fica, no entanto, estas tais pessoas procuraram abandonar tais lugares com motivos digamos respeitosos, algumas delas irão em busca de outras denominações, talvez pela busca da perfeição que não existe, e não existirá, é utopia mesmo pensar que exista perfeição mesmo que se pregue, porém os mais radicais procuraram em forma de protesto não ir a nenhum ambiente religioso denominacional!

III- Não julgue antes de entender todo esse estudo! 

Não estou aqui para aprovar ou reprovar esta atitude, mais estou com a preocupação que precisamos nos converter ao perfeito amor, no sentido em que vidas estão em jogo, que, o quê estamos como líderes eclesiásticos, e crentes fazendo?

Os "desigrejados", em quase toda sua totalidade, não são rebeldes, mas são pessoas decepcionadas com o sistema hipócrita religioso que ainda alimenta-se de líderes que nãoprocuram uma solução aplausivel, onde um sistema imperialista denominacional, que apenas favorece alguns, apenas favorece os que ofereçam algum tipo de conveniência denominacional e financeira, ou seja, aqui não estou a falar de pessoas que vão em busca de uma onda atrás de outra, como um "modismo religioso", estou falando de um tipo de posicionamento intrigante, que leva a preocupação daqueles como eu, que estão a frente de alguma denominação, e lhes afirmo, qual seria este posicionamento?

IV- Muitas denominações deixaram o Sola Scriptura por o desigrejamento!

As pessoas já não são tão ingenuas como pensava-se antigamente, o posicionamento quanto ao grande fingimento que por muito tempo tem acometido a igreja em geral no sentido denominacional, ver-se, muita falta de cuidados sociais, o socorro necessário nas denominações tem sido uma deficiência, ver-se um grande desafio para nossas denominações em ter que viver o EVANGELHO genuinamente, a questão de ser ou não "desigrejado" parece ser contraditório, porquê como se é um "desigrejado" sendo IGREJA no próprio corpo?

Pode alguém ir contra o que se tornou quando assumiu a CRISTO como único SENHOR e SALVADOR? 

Quando se torna igreja, no sentido orgânico, não se "desigreja" apenas por um rompimento idealista, modismos, ou seja, algo que já fora selado com ESPÍRITO SANTO de DEUS não tem como "desigrejar-se", sendo já IGREJA, apesar de muitos estarem usando este termo no sentido religioso denominacional com propósito de não concordarem com o sistema maléfico religioso que já afeta como um câncer sem cura por falta do Sola Scriptura!

V- Denominações são necessárias quando relevante em obediência a Koinonia segundo o Sola Scriptura!

A denominação faz-se necessário, como ambiente de edificação e tratamento, como hospital de doentes, como quartel general de DEUS!

Ninguém conseguirá  ser IGREJA sozinho, todos nós precisamos de comunhão e igreja é comunhão, é está juntos coletivamente sendo REINO de DEUS uns para com os outros, Koinonia!

Conclusão.

Portanto, o "DESIGREJADO", é aceitável em ambientes que seja já uma sinagoga satânica, onde o materialismo, o capitalismo, o culto a "MAMOM", seja em espírito e em mentira, ai é para mim este motivo ser "desigrejado" louvável e sério, quando se trata de ambientes "SALOMÔNICOS", é sim, louvável, quando isto se trata de ambientes ambiciosos, em ambientes malignos onde o amor ao dinheiro é a raiz de toda cobiça que este ambiente oferece, meus caros, a questão é um tanto complexa, entretanto, devemos observar quais motivos estão levando tais individuos posicionar-se quanto a este tema em questão, ou seja, tudo parte do coração, qual motivação permeia de quem quer ser um "DESIGREJADO"? Se alguém quer ser um, deve-se observar no campo do bom senso, que ambiente estás vivendo como IGREJA, pois mesmo num sistema totalmente maligno não se pode deixar de ser igreja morada do ESPÍRITO de DEUS, existe sim a sinceridade de alguns que estão no campo denominacional falando claro, portanto, é muito complicado, julgar quem está sendo um "desigrejado", como quem, não entende os verdadeiros motivos de ser um "desigrejado", como julgar quem está em suas denominações sendo sincero, sendo igreja em ESPIRITO e em VERDADE.

Pr. Jarbas Caldas Diniz

Comentários

Postagens mais visitadas