Um JESUS "MACHISTA"?

Introdução:
Tem um conceito digamos assim que está estalado no movimento cristão, onde ás mulheres para se defender estão usando o termo "machismo", este termo tem história veja:"O Machismo é o conceito que supervaloriza as características físicas e culturais associadas com o sexo masculino em degradação as características associadas ao sexo feminino, com forte senso de orgulho masculino. É associado com a "responsabilidade do homem em promover proteção e defender sua família. A palavra "chauvinista" foi originalmente usada para descrever alguém fanaticamente leal ao seu país, mas a partir do movimento de libertação da mulher, nos anos 60, passou a ser usada para descrever os homens que mantém a crença na inferioridade da mulher, especialmente nos países de língua inglesa. No espaço lusófono, a expressão "chauvinista masculino" (ou, simplesmente, "chauvinista") também é utilizada, mas "machista" é muito mais comum."

I- E o que JESUS tem com tudo isto?
Bom, nada! Forçosamente, quando alguém quer fazer com que o texto sagrado a BÍBLIA claro, queira vai dizer, pois é pura verdade para uns, e mãe de milhares de heresias para outros, uma das mais usadas hoje é levar texto sagrado dizer o que a pessoa quer que diga, ou religião queira, para que possa tal, ter base no seu argumento, no entanto, faz-se necessário uma verdade, quando esta tem além de contexto, no mínimo vários outros textos bíblicos que dê sustentação ao que se quer defender, ou seja, não podemos usar um texto isoladamente, como vimos acima, na teoria "machista", esta tem como base a indignação de mulheres que por sua vez estão cheias de razão quando se trata de "homens" que brutalmente são ignorantes no trato e no conceito do ser quanto ás mulheres, é claro que existem homens que acham que são maiores que ás mulheres e que para estes tais são inferiores, porém diga-se de passagem que existem mulheres que por doença ou qualquer outro motivo admire, e conviva com tais homens assim mesmo, achando num conceito errôneo que tal possa mudar, ou mesmo que este lhe passe segurança com o seu "machismo" brutal, há também, aquelas que estão acometidas do conceito, em que compare todos os homens como iguais, ou seja, numa tenção, na forma de ver o sexo masculino como "machistas", a base para este conceito está no ano e na ocasião de sua década, que é nos anos 60 no movimento de libertação das mulheres que com suas razões de "indústria, família, votos, e etc. Estava muito claro, como também no meio cristão desta época a grosseria e o descaso com ás mulheres era triste mesmo, entretanto, uma pergunta fiz acima e o que JESUS tem com isto? Acredito que muito, pois JESUS claramente viu a injustiça nesta época e em sua soberania absoluta ajudou nesta libertação, porém, tal libertação trouxe também um outro extremo digamos assim, a FILOSOFIA FEMINISTA, esta ao extremo trás até para ás mulheres vergonha, pois não há diferença quanto ao tratar o sexo oposto, todo e qualquer extremismo é deveras doentia; JESUS não é compactuante com tais posicionamentos, tem sim sua postura quanto ao sexo feminino, e vê-lo desta maneira pode claramente despertar nos contraditório(a)s um rótulo que o chamem de "machista", por isso é importantíssimo ficarmos apercebidos quanto ao momento bíblico, as passagens que irão causar um mal estar em alguns e em outros nem tanto, no entanto, alguma reação irá acontecer, seja de indiferença, ou de ódio, terá uma reação, algumas pessoas tentarão colocar além de preceitos e interpretações erradas, irão de fato ser até grosseiros e colocar uma decisão religiosa acima do padrão que é a BÍBLIA, então vejamos, o que este "LEIGO" ironicamente falando afirma:

1- Na escolha dos APÓSTOLOS, porquê não tem claramente a escolha de mulheres para tal ministério, se JESUS veio quebrar todos os paradigmas do "machismo" em sua época?
...................................................

Lucas 6
12 Num daqueles dias, Jesus saiu para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus.
13 Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze deles, a quem também designou apóstolos:
14 Simão, a quem deu o nome de Pedro; seu irmão André; Tiago; João; Filipe; Bartolomeu;
15 Mateus; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Simão, chamado zelote;
16 Judas, filho de Tiago; e Judas Iscariotes, que veio a ser o traidor.
2- Na escolha de "BISPOS", porquê mesmo assim mantem-se a escolha de homens e não de mulheres? Se fosse um paradigma, porquê não foi extirpado?

...................................................

I Timóteo 3:1-13
1 Fiel é esta palavra: Se alguém aspira ao episcopado, excelente obra deseja. 2 É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, ordeiro, hospitaleiro, apto para ensinar; 3 não dado ao vinho, não espancador, mas moderado, inimigo de contendas, não ganancioso; 4 que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com todo o respeito 5 (pois, se alguém não sabe governar a sua própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); 6 não neófito, para que não se ensoberbeça e venha a cair na condenação do Diabo. 7 Também é necessário que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em opróbrio, e no laço do Diabo. 8 Da mesma forma os diáconos sejam sérios, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância, 9guardando o mistério da fé numa consciência pura. 10 E também estes sejam primeiro provados, depois exercitem o diaconato, se forem irrepreensíveis. 11 Da mesma sorte as mulheres sejam sérias, não maldizentes, temperantes, e fiéis em tudo. 12 Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas. 13 Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si um lugar honroso e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.
3- Se caso JESUS fosse "machista", porquê teria tido a postura de permitir que uma mulher lhe tocasse, se assim a religião machista da época não permitia?

..............................................

Lucas 7

36 Convidado por um dos fariseus para jantar, Jesus foi à casa dele e reclinou-se à mesa.
37 Ao saber que Jesus estava comendo na casa do fariseu, certa mulher daquela cidade, uma pecadora, trouxe um frasco de alabastro com perfume
38 e se colocou atrás de Jesus, a seus pés. Chorando, começou a molhar-lhe os pés com suas lágrimas. Depois os enxugou com seus cabelos, beijou-os e os ungiu com o perfume.
39 Ao ver isso, o fariseu que o havia convidado disse a si mesmo: "Se este homem fosse profeta, saberia quem nele está tocando e que tipo de mulher ela é: uma pecadora".

40 Então lhe disse Jesus: "Simão, tenho algo a dizer a você".

"Dize, Mestre", disse ele.
41 "Dois homens deviam a certo credor. Um lhe devia quinhentos denários e o outro, cinquenta.
42 Nenhum dos dois tinha com que lhe pagar, por isso perdoou a dívida a ambos. Qual deles o amará mais?"

43 Simão respondeu: "Suponho que aquele a quem foi perdoada a dívida maior".

"Você julgou bem", disse Jesus.
44 Em seguida, virou-se para a mulher e disse a Simão: "Vê esta mulher? Entrei em sua casa, mas você não me deu água para lavar os pés; ela, porém, molhou os meus pés com suas lágrimas e os enxugou com seus cabelos.
45 Você não me saudou com um beijo, mas esta mulher, desde que entrei aqui, não parou de beijar os meus pés.
46 Você não ungiu a minha cabeça com óleo, mas ela derramou perfume nos meus pés.
47 Portanto, eu digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados; pois ela amou muito. Mas aquele a quem pouco foi perdoado, pouco ama".
48 Então Jesus disse a ela: "Seus pecados estão perdoados".
49 Os outros convidados começaram a perguntar: "Quem é este que até perdoa pecados?"
50 Jesus disse à mulher: "Sua fé a salvou; vá em paz".
4- E ser sustentado, se JESUS fosse "machista", não permitiria ser sustentado por mulheres...

...................................................

Lucas 8
 1 Depois disso Jesus ia passando pelas cidades e povoados proclamando as boas-novas do Reino de Deus. Os Doze estavam com ele,2 e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e doenças: Maria, chamada Madalena, de quem haviam saído sete demônios;3 Joana, mulher de Cuza, administrador da casa de Herodes; Susana e muitas outras. Essas mulheres ajudavam a sustentá-los com os seus bens.
II- Porém, ainda irão dizer que JESUS tinha DISCÍPULAS?

...................................................

Acredito piamente que JESUS tinha discípulas, mas não ás fez APÓSTOLAS, BISPAS, OU PASTORAS não tem clareza isso na BÍBLIA, tem clareza na teoria filosófica como no movimento que se intitulou na "Valnice Milhomens" e etc; mais não na BÍBLIA, Lucas por exemplo, era médico e discípulo mais não era APÓSTOLO, era seguidor, e tornou-se escritor de um dos evangelhos mais fantásticos que existe, mais não era BISPO e nem APÓSTOLO, isso tirou dele o mérito, o diminuiu? Não! Mas, Lucas sabia o seu lugar no REINO, no REINO, somo todos reis e sacerdotes, pela graça deste maravilhoso REINO, mais nem todos são APÓSTOLO e BISPOS, até porquê APÓSTOLOS já tiveram o seu tempo e lugar, porém, Bispo, Pastor, ou Presbítero, que são a mesma coisa ainda tem continuidade e clareza neste ministério, sustentar-se sob a pretensão, e lógicas comuns, ou por "desejos" de ser o que não é, sem ter, ou até atribuir a lógica do carísma no fazer, e ter até uma capacitação incomum, não mudará o que está escrito, a atitude comportamental de JESUS, é prova que tal ministério não exista, quando se trata do sexo feminino, e nem por isso o torna "machista"!

III- E a questão do homem ser o cabeça, DEUS estava equivocado?

Não! É claro que não! Deus não fica equivocado com suas decisões e princípios, porém ao mesmo tempo DEUS não deu autoridade ao homem distorcer esta responsabilidade dada ao homem, além de provedor, e protetor natural, DEUS não deu ao homem autoridade de tratar a mulher com desdem e humilhação, ás feministas ao verem certas partes da BÍBLIA, irá pensar que DEUS é "machista" ou que, quem a escreveu era "machista", não, de fato parece que sim, mais não é, a questão é quem veio primeiro como primogênito do ser humano, a segunda, é uma questão de natureza, ou seja, DEUS deu a capacidade ao sexo masculino de força e outras capacidades a mais, mais isso não dá ao homem nesta questão a autoridade de fazer o mal a mulher por ser sexo frágio, porém claramente, esta fragilidade é natural embora a tenha muitas habilidades que homem nunca terá capacidade de possui-las, nas questões destes textos que será colocados, numa interpretação correta vemos o cuidado de DEUS e não o excluir de DEUS, leia: 

mas, por causa da imoralidade, cada um deve ter sua esposa e cada mulher o seu próprio marido. 

1 Coríntios 7:2

Um homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, também vendeu uma propriedade. 

Atos dos Apóstolos 5:1

Por exemplo, pela lei a mulher casada está ligada a seu marido enquanto ele estiver vivo; mas, se o marido morrer, ela estará livre da lei do casamento. 

Romanos 7:2

Quanto aos assuntos sobre os quais vocês escreveram, é bom que o homem não toque em mulher, 

1 Coríntios 7:1

O marido deve cumprir os seus deveres conjugais para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido. 

1 Coríntios 7:3

A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido. Da mesma forma, o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher. 

1 Coríntios 7:4

Aos casados dou este mandamento, não eu, mas o Senhor: Que a esposa não se separe do seu marido. 

1 Coríntios 7:10

Mas, se o fizer, que permaneça sem se casar ou, então, reconcilie-se com o seu marido. E o marido não se divorcie da sua mulher. 

1 Coríntios 7:11

E, se uma mulher tem marido descrente e ele se dispõe a viver com ela, não se divorcie dele. 

1 Coríntios 7:13

Pois o marido descrente é santificado por meio da mulher, e a mulher descrente é santificada por meio do marido. Se assim não fosse, seus filhos seriam impuros, mas agora são santos. 

1 Coríntios 7:14

Você, mulher, como sabe se salvará seu marido? Ou você, marido, como sabe se salvará sua mulher? 

1 Coríntios 7:16

Mas o homem casado preocupa-se com as coisas deste mundo, em como agradar sua mulher, 

1 Coríntios 7:33

e está dividido. Tanto a mulher não casada como a virgem preocupam-se com as coisas do Senhor, para serem santas no corpo e no espírito. Mas a casada preocupa-se com as coisas deste mundo, em como agradar seu marido. 

1 Coríntios 7:34

A mulher está ligada a seu marido enquanto ele viver. Mas, se o seu marido morrer, ela estará livre para se casar com quem quiser, contanto que ele pertença ao Senhor. 

1 Coríntios 7:39

Quero, porém, que entendam que o cabeça de todo homem é Cristo, o cabeça da mulher é o homem e o cabeça de Cristo é Deus. 

1 Coríntios 11:3

O homem não deve cobrir a cabeça, visto que ele é imagem e glória de Deus; mas a mulher é glória do homem. 

1 Coríntios 11:7

Pois o homem não se originou da mulher, mas a mulher do homem; 

1 Coríntios 11:8

além disso, o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem. 

1 Coríntios 11:9

No Senhor, todavia, a mulher não é independente do homem nem o homem independente da mulher. 

1 Coríntios 11:11

Pois, assim como a mulher proveio do homem, também o homem nasce da mulher. Mas tudo provém de Deus. 

1 Coríntios 11:12

Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus. 

Gálatas 3:28

pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. 

Efésios 5:23

"Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne." 

Efésios 5:31

Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a você mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito. 

Efésios 5:33

Não permito que a mulher ensine nem que tenha autoridade sobre o homem. Esteja, porém, em silêncio. 

1 Timóteo 2:12

É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, moderado, sensato, respeitável, hospitaleiro e apto para ensinar; 

1 Timóteo 3:2

O diácono deve ser marido de uma só mulher e governar bem seus filhos e sua própria casa. 

1 Timóteo 3:12

Nenhuma mulher deve ser inscrita na lista de viúvas, a não ser que tenha mais de sessenta anos de idade, tenha sido fiel a seu marido 

1 Timóteo 5:9

É preciso que o presbítero seja irrepreensível, marido de uma só mulher e tenha filhos crentes que não sejam acusados de libertinagem ou de insubmissão. 

Tito 1:6

Do mesmo modo, mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, a fim de que, se ele não obedece à palavra, seja ganho sem palavras, pelo procedimento de sua mulher, 

1 Pedro 3:1

Conclusão:

A questão aqui não é a teoria do certo e do errado, ou se é algo pessoal, ou que exista algum ódio quanto ao ministério feminino, apenas simplesmente não há uma base sólida biblicamente, porém, DEUS claramente pode usar a qualquer um, e até usar mulheres melhor que homens, entretanto, não está escrito que mesmo sendo melhores tenha base para serem o que reivindica hoje em dia ser, o ser eclesiásticamente, APOSTOLAS, BISPAS, ou mesmo PASTORAS, é claro que JESUS não é "machista", mas claramente tem muita gente querendo oficializar isto, e é uma triste realidade!
Pr. Jarbas Caldas Diniz

Comentários

Postagens mais visitadas