Páscoa festa do cordeiro!

No dia seguinte, vendo que Jesus vinha em sua direção, João disse: — Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!
(João 1:29)

O verdadeiro significado da Páscoa ainda é um desafio neste país a saber Brasil, pois quantas pessoas comemoram esta festividade sem saber realmente o verdadeiro sentido deste! 

É, de impressionar a dimensão significativa que tem esta festividade no seu original, pois, claro como o dia é fato sabermos que muitos só lembram do ovo e do coelho, do ovo porque é de chocolate se fosse de um outro tipo como em muitos lugares o fazem não seria tão atrativo, se fosse o coelho? Bom, coelho colocar ovo? É ridículo, a muito tempo que se acredita nesta mentira esfarrapado do diabo, mais entretanto, porem, não vamos deixar de dar um ovo por causa da mentira que um coelho o possa botar, assim não fazendo parte de sua genética mamífera, claro que só as aves colocam ovos como os répteis, mais e o significado da páscoa qual seria?

Em (Êxodo 12:5) expressamente estar o real significado da verdadeira páscoa diz este texto: " O cordeiro será sem defeito, macho de um ano; podereis tomar um cordeiro ou um cabrito". Notou que os animais são bem significativos?

Cordeiro ou um cabrito e machos! À Páscoa foi celebrada no antigo Egito, entre a nona praga (as trevas) e a décima praga (morte dos primogênitos). Deus estabeleceu a Páscoa como um estatuto perpétuo. Deve ser celebrada como um memorial confira (Êxodo 12:25-28).

A palavra Páscoa vem do verbo: pesah= "passar por cima". Apesar de não terem o mesmo significado, curiosamente o radical da palavra sofrimento apresenta semelhanças com o radical da palavra páscoa, no grego esta palavra é:

Páscho=sofrer (paixão de Cristo).

E no Hebraico: pascha=Páscoa, você note bem os elementos da Páscoa que são: (1) cordeiro sem defeito; (2) Macho de um ano; (3) Um cordeiro para cada família.

Se  a família fosse muito pequena, deveria juntar-se a outra família para consumir o cordeiro ( comunhão); (4) Deveria ser usado e consumido de uma só vez;(5) Não podia ter os ossos quebrados; (6) As entranhas eram tiradas, limpas e repostas no lugar; (7) Não podia sobrar nada do cordeiro coisa alguma do sacrifício sagrado podia ser consumido com propósitos próprios ou profanas; (8) Deveria ser comido rápido, onde as pessoas deveriam estar vestidas como se estivessem prontas para viagem, com sandálias nos pés e com o cajado na mão, e apesar de estarem em casa, deveriam estar preparadas para sair dela; (9) deveria ser sacrificado o cordeiro no fim da tarde (entre a hora nona e a hora décima, ou seja, 15 às 17 hs).

O sangue do cordeiro também tem muito significado na páscoa, deveria ser usado para passar nas portas com um galho de hissopo, quando o anjo da morte passasse, não mataria os primogênitos que estivessem dentro da casa marcada com o sangue. Agora vamos comparar tudo ao principal motivo da páscoa Jesus o cordeiro de Deus que tira o pecado mundo ( João 1:29) veja: (1) Sem pecado; (2) Jesus é cordeiro pascal, por meio dele houve o sacrifício;(3) Jesus foi morto na cruz; (4) Os ossos não foram quebrados (João 19:31-37); (5) Com pressa para deixar a escravidão do pecado; (6) Jesus foi crucificado à hora nona; agora sobre o sangue de Jesus e do cordeiro da páscoa, tem o poder de nos libertar, nos redimir e nos purificar, livrando-nos da morte eterna (Romanos 5:8,9; Efésios 1:7), o sangue de Cristo, protege-nos de todos os males da vida. É a garantia da nossa vitória. Este sangue era sinal de que Deus os estava protegendo, como também um detalhe importante um tipo de planta usada também na morte de Jesus (João 19:28,29). Sobre evas amargas na páscoa, as evas eram do tipo "chicória, escarola, e acelga". Estes elementos lembravam o sofrimento porque passaram no Egito como: Luto, tristeza, dias de amargura e escravidão, já este também lembravam o Cristo que sofreu por nós, que sentira todo peso de nosso pecado, sua morte foi um momento de grande luto e tristeza, um outro elemento a ser lembrado é os Pães ázimos (sem fermento), as pessoas deveriam tirar qualquer tipo de fermento de suas casas durante 7 dias, aquele que violasse essa lei poderia ser morto ou excluído do meio do povo; já o fermento na Bíblia é simbolo de pecado e corrupção moral, a páscoa é um símbolo da busca da santificação, sem hipocrisia ou falsidade, onde a vida espiritual deve ser cultivada, e nada pode intervir neste processo! Um detalhe importantíssimo da veracidade que Jesus é o maior significado da páscoa é que tudo ocorrido com Ele, como seu sofrimento e morte na cruz foi na páscoa, ou seja, foi na páscoa que Deus mostrou ao mundo o que é a verdadeira páscoa, foi nesta celebração que o animal de Deus Jesus cumpriu a missão a saber Cristo a nossa páscoa, liberte-se, pois, a páscoa tem um significado também de libertação, liberte-se do Egito, este lugar não era um bom símbolo de pureza não, mais de depravação por isso Deus quer lhe tirar do Egito (pecado) para liberdade em Jesus Cristo a verdadeira páscoa, chega de comemorar ovinhos da páscoa, e comemoremos o cordeiro da páscoa a saber Jesus Cristo nosso senhor!
Pr. Jarbas Caldas Diniz

Comentários

Postagens mais visitadas