Inconstância, representação de imaturidade na vida! EstudeComigoJCD

Introdução:

Alguém inconstante podemos rotular, afirmar, que é um alguém imaturo, geralmente essa deficiência espiritual e na vivência natural é algo que pode haver um pequeno período na vida, ou seja, na puberdade, entretanto, se der continuidade em toda vida ficará para esta personalidade dificuldades absurdas, que culminará em altos e baixos da vida, se tiver isso como uma fase de certo momento ou idade pode ser corrigido, ou aderindo a constância da fé genuína bíblica que será corrigido efetivamente, a verdade é que, quem é inconstante não é confiável em decisões, e liderança, e etc. O inconstante não é digno de ser confiável pois oscila gravemente nas decisões da vida, para saber se alguém é inconstante observe num simples teste, onde você faz diversas perguntas sobre várias questões simples da vida cotidiana, e numa segunda ou terceira vez pergunte a este(a) sua decisão ou mesmo seu posicionamento, que observará as várias respostas diferentes!? Não quero aqui acusar ninguém, apenas ajudar a corrigir algo biblicamente numa vida sem fundamentos, sem firmeza, e que muitas vezes a firmeza e com base princípios sem fundamentos verdadeiros, mesmo tendo algum conhecimento. Ajudar alguém que seja muito confuso e muda de direção constantemente, ou é extremamente indeciso não é tarefa fácil já discípulo pessoas que não sabiam dizer um simples "não" e só sabia dizer "sim" para tudo e todos, e que claramente fazia as coisas forçadas e não naturalmente, e também já discípulei pessoas que só sabem dizer não, onde a primeira coisa que vem em suas mentes é dizer não, e o pior quando curadas nestes casos, esta pessoas irem para os extremos seja num simples "sim, ou no não"! Peço que não confunda se estiver em um dado momento  de sua vida indeciso(a), pois isso é normal em dado momento, o que não é normal, é mudanças constantes de forma irresponsável, não é normal diante de evidências verdadeiras ainda insistir em não se posicionar quando tudo está muito claro e evidente.
JCD

"Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte.
Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa.
O homem de ânimo dobre é inconstante em todos os seus caminhos."
(Tiago 1:6-8)

I- Caminhos inconstantes conforme Tiago.

01- Basicamente, Tiago Apóstolo e irmão do Senhor Jesus afirma que nos (versos 6-8 do capítulo 1) e o anterior que destaca a falta de fé, é o produto, o resultado, a alma do inconstante, ou seja, todo inconstante tem falta de fé, e não tem sabedoria, porque a sabedoria está arraigada, entrelaçada, ligada, "casada" com a fé! (Tiago 1:5; e 6-8)
JCD

02- A inconstância é demonstração de tolice, em muitos casos devemos mudar de opinião, de decisão, de direção e etc; mas, quem é inconstante não toma decisões sólidas, é conduzido(a), levado por todo o vento de doutrinas por aparência em forma de verdade, é débil na fé!
JCD

"O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.
Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo."
(Efésios 4:14-15)

A- O inconstante é uma criança levada por toda influência que lhe sugerir, ou que lhe for pressionado.
JCD 

B- Pessoas espertas e mal intencionadas o levam com sua influência, suas teorias, sem o fundamento da verdade bíblica, mas com mentiras intencionais para conduzir os inconstantes para onde quiser!
JCD

OBS. A maioria das seitas tragicamente conduzem seus súditos obedientes ao martírio, ou mesmo a matança, ou a própria morte, e a escândalos aberrantes.
JCD

C- Devemos seguir a verdade em amor, se observarmos a verdade em amor conduzida por Jesus e seus Apóstolos, e todos os cristãos que foram e são perseguidas por ela.
JCD

"Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo."
(Efésios 4:15)

D- O caminho da inconstância é inseguro, sem solidez, é complicado!
JCD

II- A inconstância dos cristãos Gálatas!

01- A falta de constância dos Gálatas ao que se refere a perseverança na sã doutrina nos mostra que mesmo discípulos de um verdadeiro Apóstolo de Jesus Cristo como Paulo, podem ser seduzidos por interpretações errôneas ao que se refere a doutrina cristã!
JCD

OBS.

"Estou admirado de que tão depressa estejais desertando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho,

o qual não é outro; senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo.

Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema.

Como antes temos dito, assim agora novamente o digo: Se alguém vos pregar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema."
(Gálatas 1:6-9)

02- A situação dos Gálatas, além de ser uma situação exemplar no sentido de não sermos seduzidos por posicionamentos e falácias interpretativas da lei dos falsos mestres, sem fundamento para os cristãos com base em questões de sentido judaico, mostra-nos o quanto devemos ter cuidado com a sutileza de usarmos a Bíblia Sagrada com o fim de gloricar a religiosidade e não a Cristo!
JCD

"Eles vos procuram zelosamente não com bons motivos, mas querem vos excluir, para que zelosamente os procureis a eles."
(Gálatas 4:17)

Observe:

Os falsos mestres procuravam os Gálatas com zelo, mas o fim era manipulação, usando uma dinâmica de exclusão onde gerava nestes cristãos Gálatas um zelo distorcido e dependente destes falsos mestres quanto ao que se refere a interpretação da lei para salvação.
JCD

03- A inconstância nos conduz a caminhos sem perseverança na verdade que é Cristo, porém, a liberdade em Cristo ensinada por Paulo Apóstolo de Jesus Cristo não nos confere autoridade para usarmos dessa liberdade para dar ocasião a carnalidade, ou seja, a libertinagem!
JCD

"Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Mas não useis da liberdade para dar ocasião à carne, antes pelo amor servi-vos uns aos outros."
(Gálatas 5:13)

Observe:

Geralmente todo inconstante é levado, conduzido por más influenciadores, ou seja, são pessoas infantis que permiti-se liderar de forma irresponsável, onde este tipo de viver os faz fazer tudo o que os outros mandam, ou seja, são conduzidas, geralmente, estes não são capazes de firmarem-se na verdade, a não ser se Cristo os libertar! 
JCD

04- A inconstância é um erro, uma deficiência a ser corrigida, um pecado a ser tratado com mansidão, amor, conduzindo estes a firmeza da fé, e a vida abundante que glorifica a DEUS em santidade por amor a Cristo Jesus.
JCD

"Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais, deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado."
(Gálatas 6:1)

05- A inconstância conduz a quem assim vive no erro, na carnalidade, a falsa fé, pois, não tem sustentação, firmeza, é levado de um lado para outro por quem quer que seja, e por tudo aquilo que for atrativo a essa insegurança de vida e de fé.
JCD

"Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar".
(I Pedro 5:8)

Ou seja, quem inconstante for, é alvo constante de ser, e de viver nas garras e presas de Satanás!
JCD

"para que assim voltem à sobriedade e escapem da armadilha do Diabo, que os aprisionou para fazerem a sua vontade."
( II Timóteo 2:26 )

Isto o Apóstolo Paulo quis afirmar que pessoas inseguras biblicamente são presas fáceis nas mãos dos seus agentes na terra, agentes de Satanás, que se travestem de verdeiros instrumentos de Deus!
JCD

III- Grandes perdas, prejuízos por causa dá inconstância na vida!

01- Perda de si mesmo, não encontrando firmeza em nada, e nem em DEUS, onde construiu sua base na insegurança!

"Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia."
( Mateus 7:26 )

02- Perda de objetivos, pela vida de insegurança e viver tentando agradar a todos, sendo tolo!

"O tolo cruza os braços
e destrói a própria vida."
( Eclesiastes 4:5 )

03- Transmitir a outros esta versão de vida sem firmeza, e sem firmeza na verdade!

"Dei a vocês leite, e não alimento sólido, pois vocês não estavam em condições de recebê-lo. De fato, vocês ainda não estão em condições,"
( I Coríntios 3:2 )

No geral os inconstantes irão viver na frauda a vida toda se não corrigidos logo!
JCD

04- Uma vida sem solidificação, e sem frutos seguros para si, e para outros!

"Quem se alimenta de leite ainda é criança e não tem experiência no ensino da justiça. No entanto, o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, se tornaram aptos para discernir tanto o bem quanto o mal."
( Hebreus 5:13-14 )

Prejuízos no presente, prejuízos do passado refletindo no presente, prejuízos em si, prejuízos se não corrigidos no futuro e para a vida eterna, por causa da falta de segurança em DEUS.
JCD

"Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando uns aos outros."
( Tito 3:3 )

IV- Cristo constância em toda sua trajetória na terra, houve algum momento de indecisão!?

Esta palavra é digna de confiança:
Se morremos com ele,
com ele também viveremos;
se perseveramos,
com ele também reinaremos.
Se o negamos,
ele também nos negará;se somos infiéis,
ele permanece fiel,
pois não pode negar-se
a si mesmo.
( II Timóteo 2:11-13 )

Tomando como base principal e sempre deve ser, Cristo é exemplo de constância e que não aceitou em si e em sua missão indecisão, ou seja, demonstrou perseverança aqui na terra, e como ser humano que também foi, mesmo sendo único DEUS homem, nos agraciou com constância, perseverança em tudo!
JCD

Observe:

01- Jesus pregou a palavra de Deus, ensinando sobre o Reino de Deus!

"Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus." ( Mateus 4:17 )

02- Ele percorria em todo lugar que foi sendo constante no que veio fazer!

"Jesus percorreu toda a região da Galileia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando todas as enfermidades e doenças no meio do povo."
( Mateus 4:23 )

03- Ensinou ao seus discípulos que sejam constantes na missão que ELE deixou!

"E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim." 
( Mateus 24:14 )

04- Perseverou, foi constante, demonstrando para que veio!

"Ele diz: Para isso fui enviado a anunciar as boas novas do reino de Deus."
( Lucas 4:43 )

05- Após demonstrar constância, perseverança, exemplo, para que veio, designou seus discípulos a fazerem o mesmo!

"E enviou-os a pregarem o reino de Deus."
( Lucas 9:2 )

06- A exemplo de JESUS, devemos ser constantes e abundantes no trabalhar de DEUS!

"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor".
( I Coríntios 15:58 )

V- Os problemas que a inconstância pode nos causar no campo pessoal, e no campo da fé!

01- Problemas com relacionamentos, ou seja, nem sempre quem é bem relacionado nas relações humanas, tenha relações sólidas logo verdadeiras, nem sempre quem tem muitos "amigos" tem tenha algum de fato, e seja sinônimo de relacionamentos constantes, quem muito tem em muitos casos nada tem!

"Tornei-me objeto de riso
para os meus amigos,
logo eu, que clamava a Deus
e ele me respondia,
eu, íntegro e irrepreensível,
um mero objeto de riso!
( Jó 12:4 )

Cuidado com amigos do perfil de Jó!

02- Problemas no trabalho, ou seja, o inconstante pode não ser produtivo pelo fato de suas escolhas sempre variar, não saber o que quer, querer ser tudo, como alguém que quer ser vários estilos de vida ou profissões ao mesmo tempo, tendo em vista que cada situação e modo de vida deve ser de acordo com o tempo, e oportunidade ao longo da vida e não de imediato, quem procura ser tudo ao mesmo tempo, acaba não sendo nada no final!

Primeira versão 
"Elogiar um tolo é o mesmo que amarrar a pedra no estilingue. O tolo, citando um provérbio, é como o bêbado tentando tirar um espinho da mão".
Segunda versão 
"Como o que amarra uma pedra preciosa na atiradeira, assim é aquele que dá honra ao tolo." 
( Provérbios 26:8 )

A- O "tolo" tenta ser um especialista em diversas áreas, sem se aprofundar em nenhuma.
B- Ao tentar ser tudo ao mesmo tempo, o "tolo" não consegue concentrar sua energia e recursos em uma área específica. 
C- A falta de foco e a dispersão de esforços podem levar a um sentimento de frustração e insatisfação. O "tolo" pode sentir que está sempre correndo atrás de algo, mas nunca chega ao destino.
D- O "tolo" que tenta ser tudo ao mesmo tempo acaba sendo nada, pois sua energia e seus esforços são dissipados em diferentes direções, sem que nenhum deles seja alcançado com sucesso.

 "Viste um homem diligente na sua obra? Perante reis será posto; não será posto perante os de baixa sorte."
( Provérbios 22:29 )

03- A falta de constância na fé, reflete em tudo na vida!

Devemos ser constantes na fé, pois refletiremos nas demais questões da vida, ou seja, o dever dedicado a DEUS nos faz ser capazes de tudo cumprir nos deveres do dia a dia, observe?

“E também será como um homem que, ao sair de viagem, chamou seus servos e confiou-lhes os seus bens. A um deu cinco talentos[a], a outro dois, e a outro um; a cada um de acordo com a sua capacidade. Em seguida partiu de viagem. O que havia recebido cinco talentos saiu imediatamente, aplicou-os, e ganhou mais cinco. Também o que tinha dois talentos ganhou mais dois. Mas o que tinha recebido um talento saiu, cavou um buraco no chão e escondeu o dinheiro do seu senhor. “Depois de muito tempo o senhor daqueles servos voltou e acertou contas com eles.O que tinha recebido cinco talentos trouxe os outros cinco e disse: ‘O senhor me confiou cinco talentos; veja, eu ganhei mais cinco’. “O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor!’ “Veio também o que tinha recebido dois talentos e disse: ‘O senhor me confiou dois talentos; veja, eu ganhei mais dois’. “O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor!’ “Por fim veio o que tinha recebido um talento e disse: ‘Eu sabia que o senhor é um homem severo, que colhe onde não plantou e junta onde não semeou.Por isso, tive medo, saí e escondi o seu talento no chão. Veja, aqui está o que lhe pertence’. “O senhor respondeu: ‘Servo mau e negligente! Você sabia que eu colho onde não plantei e junto onde não semeei? Então você devia ter confiado o meu dinheiro aos banqueiros, para que, quando eu voltasse, o recebesse de volta com juros. “‘Tirem o talento dele e entreguem-no ao que tem dez. Pois a quem tem, mais será dado, e terá em grande quantidade. Mas a quem não tem, até o que tem lhe será tirado. E lancem fora o servo inútil, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes’.
( Mateus 25:14-30 )

04- A inconstância pode estar associada a problemas de saúde mental!

"O temor do Senhor
é o princípio do conhecimento,
mas os insensatos desprezam
a sabedoria e a disciplina".
( Provérbios 1:7 )

"O tolo cruza os braços
e destrói a própria vida".
( Eclesiastes 4:5 )

"Ao responder ao insensato, não seja tolo como ele".
( Provérbios 26:4 )

04- A inconstância pode gerar um desgaste emocional e físico significativo!

01- O inconstante vai demonstrar esse desgaste de forma mais elevada, por esforcar-se em várias coisas, ou seja, sempre gastará sua energia em tolices!

A- Cansaço demasiado infrutífero, 

B- Dor de cabeça por esforçar-se em questões insignificantes dando significado ao que não é para dar, 

C- Dores musculares, problemas de sono, onde todo os desgaste improdutivo logo tolo reflete em seu corpo,

D- Alterações no apetite e problemas digestivos, problemas mais contundentes, onde o reflexo atinge seus órgãs internos.

Conclusão.

Mas, há esperança! Cristo pode libertar você da inconstância da vida, da tolice que vives, observe: "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve". Mateus 11:28-30; "Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus". Filipenses 4:6-7; "Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma". Salmos 94:19.

JCD

Comentários

Postagens mais visitadas